quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Discos para hoje

Serge Gainbourg - Histoire de Melody Nelson ( Philips - 1971 )

sujo, pornográfico, decadente e magnífico. um disco próprio para oferecer aquele vosso tio que nunca casou e que anda de gabardine no verão. com cordas cinematográficas, secções rítmicas funky e com uma voz de sleazy old bastard ( o mais perverso de todos os gauleses desde carlos magno ) em harmonia com uma inocente (???) musa chamada Birkin, Jane.

fãs famosos: beck

Shuggie Otis - inspiration information ( Luaka Bop 1974 )

stevie wonder, sly stone, marvin gaye. retro soul seventies style com uma visão que só se tornou actual em 2001 ( foi totalmente ignorado desde 1974 até à reedição ). uma voz "cheia". fresca. ritmos funky. um wonder kid que desapareceu de circulação e de qualquer fama. um disco magnífico cheio de sol e soul. delicado e que se entranha devagar: under your skin. tocado e produzido por um control freak, um prodigio juvenil seis anos antes de rodger nelson.
um joão baptista para o príncipe-messias de minneapolis. a descobrir. chamavam-lhe californian psychedelic soul. procurem porquê.

fãs famosos: sean o´hagan ( high lamas ), david byrne, tim gane ( stereeolab ).

Fela Ransome-Kuti and the africa 70 with Ginger Baker - Live! ( Universal 1971 )

imaginem um homem que, para além de ser um grande músico era um líder que se tranformou num símbolo. da sua música, dos seus ideais e do seu pais. Fela Anikulapo- Kuti anteriomente Ransome-Kuti nascido na Nigéria em 1938 é o elo entre a visão americana de duke ellington e de james brown e o ritmo de África. nos seus discos existe religião, política e crítica social. existe ritmo. anos 70. black panthers. jazz. perseguição política. prisão. a utopia da criação de um estado independente: uma vedação à volta da sua casa e a declaração da república de Kalakuta.

a mudança de nome: anikupalo " aquele que transporta a morte na sua bolsa". o Rei do Afro-beat. aqui com Ginger Baker. o homem famoso pelos Cream. música para longas caminhadas.

Carl Orff - Schulwerk ( 1930 - 1935 - Celestial hamonies 1995)

Orff pode ser responsabilizado por música para anúncios com surfistas e má água de de colónia. por mostrar a uma data de bandas góticas pomposas como de faz um bom coro infernal. Mas isso é sic transit gloria mundis. tudo gira e vai... Isto é outra coisa. nada de carminas burandas. Este prícnipio é que no principio era o ritmo. música para ver, ouvir, acompanhar. ambiente diria outro génio das coisas simples. xilofones kick ass. a música moderna começa aqui. como começa com satie, debussy, tchaikovsky. aqui o anúncio é de whisky: jb.

"fundamental music never exists on it´s own. it´s linked to movement, dance and language. ... this music does not stem from the intellect..."

Van Morrison - ...It´s too late to stop now... Live summer of 1973 ( Polygram 1974 )


o pico de Van, the man. duas horas da greatest soul revue. uma noite perdida nos setenta. into the mistic.

Sem comentários: