quinta-feira, janeiro 12, 2006

13

13

Símbolo de desgraça, tal como as 13 pessoas presentes na Última Ceia, que teve lugar na fatídica sexta-feria na qual morreu Jesus.

Em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - o número 13 é tido como símbolo de boa sorte.

O argumento dos optimistas baseia-se no facto de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.


As lendas

Além da justificativa cristã, existem outras lendas que explicam a superstição.

Uma Lenda diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga numa bruxa exilada no alto de uma montanha. Para se vingar, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e com o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa.

Outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Lokio espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e deu inicio a uma luta que resultou na morreu do favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, na véspera da morte de Cristo. Daí veio a crença de que convidar 13 pessoas para um jantar era sinal de desgraça.

Há quem defenda que esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia .

O Filme Sexta-feira 13

Sexta Feira 13 (Friday the 13th), é o nome do famoso filme de terror no qual é narrada a história de Jason, que morreu quando era apenas criança (13 de junho de 1957) afogado no lago, por incompetência dos conselheiros que não estavam atentos as crianças. Ninguém nunca conseguiu encontrar seu corpo.

A sua mãe começou a matar todos os conselheiros, vários anos depois, no acampamento Cristal Lake, atribuindo-lhe a culpa por não terem cuidado de seu filho. Ela foi morta por um dos conselheiros mas Jason não estava morto e anos mais tarde ele viria a aparecer para se vingar dos assassinos de sua mãe.


ARO!!!

esta sexta-feira, dia 13 de janeiro, os FRITUS POTATOES SUICIDE vão estar no Rádio Bar [rua de miragaia, nr 167], às 23h, para animar o vosso serão com mais uma sessão de [rock & 80s & mash-ups & electro-disco-punk & roll]! depois de uma passagem de ano de arromba só se espera que o Rádio esteja mais uma vez ao rubro!

Deixem-se de superstições e tragam espelhos para partir, os vossos gatos pretos, abramos guarda-chuvas e passemos por baixo de escadas!!!

4 comentários:

Mig-l disse...

Digitalism Remix !!!! Tom Vek! Impoem-se! «Nothing But Green Lights!

«There's nothing but...Empty Roads»!

Bombanço!

P.S- Não liguem. tou sob auspicios da Erva de ontem.

rsrsrsrsrsrsrsrsr

Mig-l disse...

O pormenor do «...telefonou para o estúdio» está SUBLIME.

(mais uma vez) Parabens!

Vanguarda de ideias!

P.S- Continua o bombanço!

gustavo beça disse...

ARO, Miguel!

a remix dos digitalism para o tom vek nao irá faltar!nem muitas outras que estes franceses têm realizado ultimamente! eles são sem dúvida uma das duplas do momento. sugiro a audição de zdarlight e idealistic dos próprios!

grd abraço

O Puto disse...

Sempre pensei que a morada dos deuses nórdicos fosse Asgard e que os guerreiros teriam em Valhala a última morada.
Não ligues. É o que dá ler muita BD do Thor quando era mais novo.