quarta-feira, agosto 03, 2005

INDIE ROCK



"Just gimme indie rock" gritava o Lou Barlow no célebre tema dos Sebadoh no qual enumerava as bandas que o educaram musicalmente. Após o sucesso dos Nirvana, ainda faz sentido falar num género do qual supostas bandas atingem galardões, editam por multinacionais e cedem em termos artisticos com vista a rodarem nas rádios e canais de televisão?

8 comentários:

O Puto disse...

Existe um pequeno reduto que ainda não caiu nas armadilhas nem sucumbiu ao facilitismo. E se tu tivesses uma banda e te fizessem propostas dessas, aceitavas e arriscavas a perda do cunho indie, ou continuavas a ser um artista modesto e pobre?

eduardo disse...

O que eu critico é uma questão de integridade e não o facto de editar por uma multinacional(embora seja de evitar), porque muitas editoras indie seguem a mesma politica.
O exemplo dos Sonic Youth é a prova de que mesmo numa grande editora podes manter o teu estatuto e não andar a mendigar.

João disse...

Não sei se já viram o filme "Dig!". É interessante.

Nadia disse...

É uma faca de dois gumes. Por um lado queres crescer e ves essa hipotése ao assinar por uma multinacional e por outro lado existe o risco de perder essa cariz "indie" por motivos vários...quanto mais não seja por teres que te sujeitar à indústria em prol dum contrato maldito.
Talvez a resposta esteja na atitude.

Mig-l disse...

Senhores/Senhora....Não se cansem, não vão mais longe: Mão Morta. A Mão Morta. Chega para exemplificar o que ....«quer que seja» ?

Abraços e 1 Beijo a Sudoeste...

Miguel

Anónimo disse...

o rótulo dependerá sempre da forma como for usado. se for usado apenas por meros motivos comerciais, então queimem todos os rótulos. No entanto por vezes todos nós temos inevitavelmente de atribuir classificações e então como classificar YO LA TENGO senão como indie rock?

luis

Ricardo Salazar disse...

we are going to paredez couira.

me sara baloni and mini.

we are expecting U

até logo

Anónimo disse...

Concordo contigo Eduardo
---
grunge is not dead